segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sandra Rocha dispara contra grupo político de Edinho e Luciano Pereira: "São corruptos sim"

sitebarra-sandra-rocha-dispara-contra-grupo-de-edinho-e-luciano-pereira-em-barra-de-sao-franciscoA locutora Sandra Rocha, recém contratada da FM dos Anjos, que estava mediando a entrevista de Enivaldo dos Anjos em Barra de São Francisco, em um desabafo pessoal, disse que o grupo político para que ela trabalhava (do deputado Luciano Pereira e do ex-prefeito Edson Henrique Pereira (Edinho),) é corrupto. Segundo Sandra Rocha, durante os dez anos em que trabalhou na Rádio Jovem Barra FM, foi obrigada a dizer muita coisa no que não queria, porque era "pau mandado". (Veja o vídeo abaixo).

"...cansei de apedrejar as pessoas que não faziam parte daquele outro grupo político, vou falar a verdade para vocês, são corruptos sim, são corruptos.", disparou Sandra Rocha.


Enivaldo dos Anjos: "Eu tô surfando na onda agora"

sitebarra-enivaldo-dos-anjos-em-entrevista-coletiva-em-barra-de-sao-francisco-161Enivaldo dos Anjos convoca jornalistas para coletiva, mas não anuncia o esperado por todos, se é candidato ou não a algum cargo em 2010.

veja fotos do evento

veja a entrevista completa em vídeo, divida por perguntas

A expectativa de que Enivaldo dos Anjos anunciasse em Barra de São Francisco, sua candidatura a vice-governador do Estado do Espírito Santo ou a outro cargo, era grande, mas não foi desta vez que o Conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado revelou se é ou não candidato a algum cargo em 2010. Enivaldo, que completou neste dia, 60 anos de idade, respondeu perguntas sobre diversos assuntos, falou sobre o momento político municipal e estadual, mas deixou para o seu partido, PDT, a responsabilidade de lançar sua candidatura.

A entrevista coletiva aconteceu na Câmara Municipal de Barra de São Francisco as 13:00 horas do dia 08 de maio de 2010 e estiveram presentes, representantes de vários veículos de comunicação, jornais, sites e transmitida ao vivo por 4 emissoras de rádio. As perguntas também foram abertas as pessoas que estavam no plenário, entre elas, vereadores de Barra de São Francisco.

Enivaldo dos Anjos já iniciou a entrevista dando a entender que não seria ali, naquele momento, o anuncio que todos esperavam, e disse que às vezes as pessoas têm uma expectativa maior do que ela realmente é. Com essas palavras, Enivaldo deixou a entender que não é ainda o momento de assumir se é ou não candidato.

Enivaldo destacou a importância da comunicação na região, e disse que está voltando para Barra de São Francisco, para a comunicação e falou do desejo de organizar o setor de comunicação da região. O conselheiro aposentado lembrou que, só em Mantena hoje, são oito emissoras de rádio. "...uma cidade que não tem meios de comunicação, ela está fadada ao desconhecimento, a não ser uma cidade conhecida."


Perguntado se concorreria à eleição para estadual, contra o seu próprio filho, Giuliano dos Anjos, Enivaldo disse que é uma discussão que não está em pauta, pois seria estupidez, tanto dele quanto da parte de Giuliano. "...eu não brigo em família,até porque quem briga em família não tem condições de ajudar e de apoiar a  outras famílias." "nós nunca vamos nos enfrentar, pois isso não tem o menor sentido", disse Enivaldo dos Anjos.sitebarra-enivaldo-dos-anjos-entrevista-coletiva-em-barra-de-sao-francisco-frase-1

Enivaldo destacou ainda que não coloca Giuliano dos Anjos como filho, mas como um participante de um grupo político, pois família não tem nada a ver com processo político. "O Giuliano não é deputado porque é meu filho, ele colocou o nome a disposição e ganhou a eleição com o compromisso de trabalhar pelo município de Barra de São Francisco e região".

Sobre a capacidade dos dois pré-candidatos a governo do Estado, Brice Bragato, Luiz Paulo Vellozo Lucas e Renato Casagrande, Enivaldo disse que todos têm capacidade para governar o estado, mas que pouco se sabe ainda sobre os projetos que os candidatos têm. Enivaldo lembrou que havia uma candidatura de Ricardo Ferraço que era baseada na continuidade do Governador Paulo Hartung. "Com a saída do Ricardo, não só o Luiz Paulo como o Senador Renato Casagrande, eles estavam na condição de pré-candidatos e ainda compondo a base de apoio partidário, eles não apresentaram ainda o programa de governo deles, não apresentaram ainda quais são as propostas que eles têm para Saúde, Educação,  Segurança, então não tem como a gente avaliar. "

Enivaldo reclamou da questão de alguns eleitores se mostrarem contra a candidatura de candidatos do município. "O que a cidade vai receber ou pode receber da política do Espírito Santo, depende da força que a cidade pode representar. Se a cidade coloca um nome da cidade e ela mesma critica esse nome está mostrando que ela não tem união e não tem inteligência política".

Quando a pergunta foi sobre a pretensão ao Executivo, Enivaldo brincou e disse que sim, pretende um dia ser Presidente da República, referindo-se ao Executivo Federal. Sobre ser prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo disse apenas que ainda é muito cedo para falar sobre eleições municipais. "... é mais importante a gente primeiro brigar para trazer as coisas para aqui, depois quando chegar na época das eleições a gente briga pra saber quem vai ser o candidato e briga pra saber quem vai ganhar,acabou a eleição, ai todo mundo tem que trabalhar para a cidade... ...eu vou estar ai no processo, com certeza, com nome disponível ou não disponível, vai depender do momento, vai depender da maioria das pessoas "

sitebarra-enivaldo-dos-anjos-entrevista-coletiva-em-barra-de-sao-francisco-frase-3Bruna Karla, da rádio SIM de Mantena, destacou que há fortes rumores de que Enivaldo é um forte candidato e perguntou se ele realmente é candidato. Enivaldo disse que não é questão do nome dele, mas a discussão política é para colocar um nome do norte do Estado. Como os prefeitos do norte não podem ser candidato, pois não renunciaram dentro do prazo, o nome que se torna mais em evidência é Enivaldo dos Anjos. "Eu não sou, mas se for chamado eu enfrento!" disse Enivaldo.

Quanto ao cargo que Enivaldo poderia ser candidato, segundo ele, depende do partido, mas que colocou o nome a disposição para o que for mais importante. "...não tenho aquela pretensão infreável de ser candidato, to disponível, tô na área, se me derrubar é pênalti!".

Para responder uma questão sobre uma possível movimentação macro política para unificação da micro-região (Barra de São Francisco - Mantena), Enivaldo dos Anjos lembrou o tempo em que existiam divergências sociais entre Mantena e Barra de São Francisco, onde a cidade mineira dominava a região. Isso, segundo Enivaldo, foi uma das coisas que o motivou a participar de política, pois vislumbrou que Barra de São Francisco precisava competir de forma mais efetiva e inteligente. Nos últimos dez anos, a situação foi invertida e hoje, a cidade capixaba vive o que a mineira vivia a uma década. Com essas mudanças, percebe-se que não é mais interessante Barra de São Francisco crescer e Mantena não acompanhar. "... a gente está trabalhando hoje, a idéia de que devemos ajuntar com Minas, para poder trazer esse desenvolvimento de forma distribuída para que não haja essa desigualdade", disse Enivaldo.

A pergunta direta, se Enivaldo dos Anjos é ou não candidato a vice-governador veio do Jornal Trinbuna Cidades, representado por Delcy Nunes, mas Enivaldo se esquivou e respondeu: "Quem dera se fosse assim, eu pudesse escolher. Se eu pudesse escolher eu queria ser Presidente da República". Enivaldo explicou que a questão não passa por vontade pessoal. "...eu estou a disposição do partido,para discutir qualquer possibilidade ". Enivaldo usou como exemplo o caso de Ricardo Ferraço, que foi pré-candidato a governador durante dois anos, conseguiu juntar em torno dele oito partidos políticos e mesmo assim não conseguiu sustentar sua candidatura. Pela visão de Enivaldo, o governador Paulo Hartung não sustentou a candidatura de Ricardo Ferraço, pelo fato de considerar que não era vencedora. Ferraço pode não ter conseguido um desempenho satisfatório para enfrentar os outros candidatos.

Delcy Nunes perguntou se Enivaldo dos Anjos estaria voltando para ajudar a restaurar dignidade de Barra de São Francisco. Enivaldo respondeu imediatamente, "Primeiro que eu não sabia que Barra de São Francisco estava precisando ser restaurada a dignidade, estou sabendo agora".

"Quem gosta de São Francisco tem que defender a cidade com unha e dente, tem que gostar da cidade mais que das pessoas que representam a cidade. Eu sou um cara que até dentro do caixão eu vou dar trabalho, ninguém vai me enterrar fácil na, vai ter que suar a camisa pra me enterrar. Então eu acho que nós temos que defender a cidade, defender a cidade aqui, defender em Vitória, defender em qualquer lugar que você estiver", destacou Enivaldo e disse que Delcy Nunes é polêmico.sitebarra-enivaldo-dos-anjos-entrevista-coletiva-em-barra-de-sao-francisco-frase-2

Enivaldo estava arisco, escorregadio e realmente não iria revelar o que todos esperavam. Quando perguntado, em caso de ser candidato, se tem algum receio devido aos últimos acontecimentos e mudanças no cenário político estadual, Enivaldo respondeu: "Tem um ditado que nós da juventude usamos, eu tô surfando na onda agora, se isso responder alguma coisa!"

Sem falsa modéstia, Enivaldo declarou que o PSB e PSDB é que tem interesse que o PDT indique o vice-governador, priNcipalmente pelo capital político que tem o PDT. "O PDT tem um capital político que ele não precisa pedir vice a ninguém. Quem está querendo colocar o PDT na vice são os dois candidatos, porque eles sabem que os candidatos do PDT se for para aliança junto com o PR , garante a eleição de qualquer um dos dois". "...pra onde for o PDT e o PR, é que faz o governador"

Como o que todos esperavam acabou não acontecendo, o que aconteceu foi o que ninguém esperava... A locutora Sandra Rocha, que estava mediando a entrevista, em um desabafo pessoal, disse que o grupo político do deputado Luciano Pereira e do ex-prefeito Edson Henrique Pereira (Edinho), é corrupto. Segundo Sandra Rocha, durante os dez anos em que trabalhou na Rádio Jovem Barra FM, foi obrigada a dizer muita coisa no que não queria. (leia aqui a matéria sobre o desabafo de Sandra Rocha).

Veja mais fotos do Evento

Veja a entrevista completa, quase 3 horas dividida por perguntas

Veja abaixo o resumo da entrevista.